Rogério Correia quer dar relatório da CPMI dos atos golpistas a Lula no evento de 8/1

Atualizado em 3 de janeiro de 2024 às 17:48
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), integrante da CPI do 8 de janeiro, expressou o desejo de entregar nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o relatório final elaborado pelo colegiado. Segundo a Folha de S.Paulo, a intenção é realizar esse gesto significativo na próxima segunda-feira (8), durante um ato no Senado Federal, em Brasília, que recordará os ataques golpistas ocorridos na capital.

Correia já iniciou articulações com a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), para viabilizar a entrega do documento a Lula. Além disso, o deputado busca o apoio do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e sugere que Pacheco faça uma fala em nome dos parlamentares que compuseram a CPI.

“A entrega oficial ao presidente seria uma forma de o Congresso dizer ao presidente e aos outros Poderes que eles têm o aval para ir a fundo e averiguar, além de fazer um contraponto aos que falam em interromper os processos [contra os envolvidos nos atos de 8 de janeiro]”, afirmou Correia.

Bolsonaristas nos ataques golpistas do 8 de janeiro. Foto: reprodução

Ele também destacou que o Congresso fez sua parte, apresentando um relatório consistente, e ressalta a busca por resultados. Correia defende esse gesto como uma valorização do trabalho técnico e político conduzido pela comissão.

O relatório final da CPI do 8 de janeiro propôs o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 60 pessoas, incluindo cinco ex-ministros.

A senadora Eliziane Gama teve seu parecer aprovado por 20 votos a 11, sem abstenções. O relatório, obrigatório em comissões parlamentares de inquérito, sugere indiciamentos a autoridades responsáveis e já foi entregue ao STF, à PGR, à Polícia Federal, à AGU e à CGU.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link