Rosa Weber manda PGR se manifestar sobre pedido de investigação contra Bolsonaro

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 20:34
Rosa Weber
Ministra do STF

Nesta quinta-feira (14), foi encaminhado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber à Procuradoria-Geral da República (PGR), o pedido de parlamentares de oposição para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado por estímulo à violência.

O chefe do Executivo é acusado de delitos como incitação e apologia ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e violência política. A morte de Marcelo Arruda, tesoureiro do PT assassinado por um policial bolsonarista no último domingo (10), em Foz do Iguaçu, também é citada no documento.

“Antes de qualquer providência, determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental”, ordenou a ministra.

O ministro do STF Dias Toffoli é o relator do caso. Porém, como o magistrado está em recesso, cabe apenas à Weber, vice-presidente do tribunal, decidir sobre a questão.

Os parlamentares afirmaram na notícia-crime que declarações de Bolsonaro estimulam a intolerância contra adversários políticos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link