Roseana Sarney desabafa sobre luta contra o câncer: “Não tem sido fácil”

Atualizado em 11 de novembro de 2025 às 22:20
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB) de camiseta azul marinho, olhando para a câmera, séria
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB) – Reprodução

A deputada federal Roseana Sarney, de 72 anos, tem usado as redes sociais para compartilhar informações sobre sua saúde e o tratamento contra o câncer de mama triplo negativo. A ex-governadora do Maranhão anunciou o diagnóstico em agosto e vem mostrando sua rotina de recuperação com mensagens de gratidão e incentivo à prevenção. Com informações da Folha de S.Paulo.

Nos vídeos mais recentes, publicados entre outubro e novembro, Roseana apareceu com a cabeça raspada após as sessões de quimioterapia. Em uma das postagens, ela agradeceu o carinho recebido e destacou a importância do diagnóstico precoce. “Não tem sido fácil enfrentar um câncer de mama triplo negativo. Quero agradecer o carinho, as mensagens e orações. Estamos no Outubro Rosa. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores as chances de cura”, afirmou.

O câncer de mama triplo negativo corresponde a cerca de 15% dos casos da doença no mundo e se diferencia por crescer e se espalhar com maior rapidez, além de apresentar opções limitadas de tratamento. Por isso, a quimioterapia é o método mais indicado. Segundo o Oncoguia, o tipo triplo negativo não possui receptores hormonais de estrogênio e progesterona nem a proteína HER2, que está relacionada à multiplicação das células cancerígenas.

De acordo com o oncologista Gilberto Amorim, da Oncologia D’Or, os tumores classificados como triplo negativos representam um desafio clínico por não responderem a terapias hormonais ou bloqueios de HER2. “Essa conjunção de três variáveis biológicas negativas traz um entendimento de que esse pode ser um câncer de características mais agressivas”, explicou.

Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados – indicou que a divulgação de diagnósticos de câncer de mama por figuras públicas aumentou em 23% o engajamento sobre o tema nas redes sociais. Em agosto, a empresária Val Marchiori e a senadora Damares Alves também revelaram terem sido diagnosticadas, impulsionando as discussões sobre prevenção.

No vídeo mais recente, publicado há dois dias, Roseana contou que está na terceira semana de alergia, efeito colateral do tratamento. “Nunca imaginei uma coceira incomodar tanto. Mas hoje estou indo para o hospital novamente, amanhã faço a 11ª quimio. Vamos em frente”, disse.

Filha do ex-presidente José Sarney, a deputada construiu carreira política com imagem de independência e foi destaque nas articulações do impeachment de Fernando Collor, em 1992, quando ganhou o apelido de “musa do impeachment”.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.