Rota prende ilegalmente jovem negro em retaliação contra família

A Rota prendeu jovem negro após a tia retribuir ofensa feita a ele. Foto: Reprodução

Publicado originalmente na Ponte:

Por Caê Vasconcelos

Policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) levaram faxineiro Erik Santos Souza, 23 anos, de dentro do mini mercado de sua família, na avenida São Miguel, na Vila Norma, zona leste de da cidade de SP, e ficaram por 3 horas rodando com ele em uma viatura na tarde e noite desta quinta-feira (10/9).

Segundo a família do jovem, Erik tinha acabado de chegar do trabalho, em um hospital na região do Ibirapuera, na zona sul da cidade, quando foi abordado e revistado pela pelos policiais em frente ao estabelecimento. Erik já havia sido liberado quando um dos PMs xingou seus familiares de “vagabundos”. Como resposta, Alice dos Santos Jesus, 55 anos, tia do jovem e proprietária do local, disse que vagabundos eram eles.

Nesse momento, os policiais foram atrás na cozinha do estabelecimento, querendo levá-la para a delegacia, mas ela se recusou. A família denuncia que Erik foi levado como retaliação.

O jovem chegou no 63ºDP (Vila Jacuí) por volta das 19h30, após rodar por 3h dentro da viatura e ser levado de delegacia em delegacia da região. “Isso é abuso de autoridade”, denunciou a tia.

A Ponte recebeu a denúncia às 17h desta quinta-feira (10/9). Apuramos as informações e cobramos a Secretaria da Segurança Pública, a assessoria da Polícia Militar e a Ouvidoria das Polícias.

Após acionarmos a Ouvidoria, o ouvidor Elizeu Soares Lopes ligou para o coronel Alencar, comandante geral, e com o coronel Gasparian, da Coordenadoria de Operações da PM, que irão apurar o caso. “Eles não sabiam do caso, vão verificar e retornam”, disse a assessoria do ouvidor.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!