Rubio diz que Delcy Rodríguez pode ter mesmo destino de Maduro se não ‘cooperar’ com os EUA

Atualizado em 28 de janeiro de 2026 às 8:06
Marco Rubio

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, corre risco de ter o mesmo destino político de Nicolás Maduro caso não cumpra os objetivos estabelecidos por Washington, segundo o discurso que ele fará nesta quarta-feira (28) perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos.

No texto preparado para a sessão, Rubio enfatiza que Rodríguez “sabe muito bem qual foi o destino de Maduro” — que foi sequestrado pelos EUA após uma operação militar em Caracas em 3 de janeiro — e que seu próprio interesse deveria alinhá-la com os “principais objetivos” de Washington na Venezuela.

Rubio reforça que os EUA estão dispostos a “usar a força” caso métodos diplomáticos não garantam a cooperação desejada, incluindo reformas que abram o setor energético venezuelano para investimentos estrangeiros e o fim de apoio a aliados de Washington na região, como Cuba.

Apesar de afirmar que os EUA não estão em guerra com a Venezuela, Rubio defende que a intervenção dos Estados Unidos, incluindo o sequestro de Maduro, foi uma “operação judicial” e que a continuidade da colaboração de Rodríguez é essencial para estabilizar o país.

Delcy Rodríguez, que assumiu a presidência interina após a deposição de Maduro, tem buscado manter canais de comunicação com Washington ao mesmo tempo em que reafirma a soberania venezuelana. Em pronunciamentos recentes, ela insistiu que o país “não aceita ordens de nenhum fator externo” e que as relações com os EUA devem se basear em respeito mútuo e ao direito internacional.