Rubio sinaliza que Cuba é próximo alvo dos EUA: “Enorme problema”

Atualizado em 4 de janeiro de 2026 às 13:06
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Foto: Getty Images

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o governo cubano representa “um enorme problema” e deu a entender que Havana pode se tornar o próximo alvo de Washington. A declaração foi feita em entrevista à NBC News, após questionamento sobre a possibilidade de os EUA voltarem suas ações contra Cuba.

Perguntado diretamente se isso significava um “sim”, Rubio respondeu: “Acho que eles estão com muitos problemas”. Em seguida, evitou detalhar os próximos passos do governo norte-americano. “Não vou falar agora sobre quais serão nossas ações futuras nem sobre nossas políticas nesse sentido. Mas não é nenhum segredo que não somos admiradores do regime cubano”, disse.

Cuba, um dos aliados mais próximos da Venezuela, condenou o ataque dos Estados Unidos como um “ato de terrorismo de Estado” e informou que acompanha atentamente os acontecimentos em Caracas. O país enfrenta uma grave crise econômica e depende fortemente do petróleo venezuelano.

Rubio também falou sobre a operação que resultou na captura de Nicolás Maduro. Segundo ele, não há tropas americanas em solo venezuelano. “Não temos forças dos EUA no terreno”, afirmou. O secretário explicou que militares norte-americanos permaneceram no país por cerca de duas horas, exclusivamente durante a ação realizada no sábado para prender o presidente venezuelano deposto.