Rússia alerta para o risco real de uma Terceira Guerra Mundial

Atualizado em 26 de abril de 2022 às 10:34
Russia alerta para terceira Guerra Mundial
Veículos blindados russos destruídos são vistos na cidade de Bucha, a oeste de Kiev, nesta sexta (4) Foto: Aris Messinis

Nesta segunda-feira (25), a Rússia alertou o mundo para o risco de uma Terceira Guerra Mundial após autoridades do alto escalão americano ter visitado a Ucrânia e garantido que é possível ganhar o conflito com o “equipamento adequado”.

Segundo o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, “o perigo (de uma guerra mundial) é grave, é real, não pode ser subestimado”. Ele também falou sobre contradições do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “É um bom ator, mas se olhar com atenção e ler com cuidado o que ele diz, serão encontradas milhares de contradições”, afirmou.

Desde o início da guerra, Zelensky tem pedido aos aliados ocidentais o envio de armamentos mais pesados para fazer frente à força militar da Rússia. Com isso, vários países da Otan se comprometeram, nos últimos dias, a proporcionar armas pesadas e equipamentos para a Ucrânia. No último domingo (24), dois funcionários do alto escalão americano, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, e o secretário de Estado, Antony Blinken, que se reuniram durante três horas com Zelensky em Kiev.

Durante a visita, Austin e Blinken anunciaram o envio de US$ 700 milhões em ajuda militar adicional, elevando o total do aporte americano dos Estados Unidos US$ para 3,4 bilhões. Além disso, o Reino Unido enviará lançadores de foguetes blindados antiaéreos Stormer, disse o ministro da Defesa.

A Guerra não tem cessado, concentrado agora no leste e sul da Ucrânia, os combates prosseguiam. Segundo a Promotoria local, cerca de 5 pessoas morreram e 18 ficaram feridas pelo bombardeio russo de instalações ferroviárias nas cidades de Khmerynka e Koziatyn.

A Ucrânia acusou as forças russas de manter hostilidades contra o complexo, apesar de Vladimir Putin ter ordenado não atacar. No momento, a Rússia garante que Kiev impede a saída de seus soldados e civis pelos corredores humanitários habilitados.

Em Haia, a Procuradoria do Tribunal Penal Internacional anunciou que participará da investigação da União Europeia sobre os possíveis crimes internacionais cometidos na Ucrânia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link