Rússia condena adesão de Finlândia e Suécia à Otan: “Não devem ter ilusões. É um erro”

Atualizado em 16 de maio de 2022 às 10:04
Vice-chanceller russo falou sobre a adesão dos países nórdicos na otan
Presidente da Russia, Vladmir Putin
Foto: Mikhail Klimentyev

Nesta segunda-feira (16), o vice-chanceler da Rússia já afirmou que a decisão do governo finlandês e sueco de entrarem na OTAN é um “erro e que a Rússia não deve tolerar”.

“É claro que a situação está mudando radicalmente à luz do que está acontecendo. O fato de que a segurança da Suécia e da Finlândia não será reforçada como resultado desta decisão é muito claro para nós”, declarou Ryabkov, de acordo com a agência de notícias russa Interfax. “Eles não devem ter ilusões de que simplesmente vamos tolerar isso”, continuou.

“O nível geral de tensão militar aumentará, a previsibilidade nessa esfera diminuirá. É uma pena que o bom senso esteja sendo sacrificado por alguma disposição fantasma sobre o que deve ser feito nessa situação”, afirmou o vice-ministro das relações exteriores da Rússia.

Finlândia e Suécia, que mantinham a postura neutra frente aos confrontos mundiais para protegerem seus territórios, aderiram à possibilidade de ingressar na OTAN. No entanto, podem se tornar alvos do governo russo caso a ingressão se concretize. Os países possuem uma neutralidade histórica.

O embaixador russo na ONU também já declarou possíveis respostas do governo russo sobre o atual cenário. “Eles sabem que, no momento em que se tornarem membros da Otan, isso provocará certos passos espelhados da Rússia, que geralmente afetam os países membros da aliança”, declarou Dmirtry Polyansky, na última quinta-feira (12).

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link