Rússia confirma acordo após recuo do grupo Wagner e não processará líder mercenário

Atualizado em 24 de junho de 2023 às 18:19
Líder do grupo Wagner, Yevgeni Prigozhin. Foto: Reuters

O governo russo anunciou, neste sábado (24), que fechou um acordo com o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, após o recuo das tropas que iniciaram uma revolta na sexta-feira (23). A negociação entre as partes foi intermediada pelo governo de Belarus.

Segundo o Kremlin, a Rússia não processará o líder mercenário e nem vai punir os outros membros que participaram da rebelião.

“Evitar um derramamento de sangue (em Moscou) compensa mais do que perseguir alguém criminalmente”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

De acordo com Moscou, o acordo prevê que Prigozhin vai se exilar em Belarus e deixar o front na Ucrânia e São Petersburgo, sua cidade natal; nenhum outro membro do grupo Wagner que participou da rebelião será perseguido criminalmente; e mercenários que não aderiram à revolta serão integrados ao Ministério da Defesa russo.

Tropas do grupo Wagner se aproximavam de Moscou até a tarde de hoje, e Kremlin temia um confronto na capital russa.

Prigozhin, então, anunciou o recuo das tropas, que estavam a uma distância de 200 quilômetros de Moscou. Os mercenários do grupo também já abandonaram Rostov, cidade no sul da Rússia que haviam ocupado ontem.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link