Rússia considera visita de Pelosi a Taiwan como ”clara provocação”

"A China tem o direito de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania", declarou o ministério russo

Atualizado em 2 de agosto de 2022 às 21:04
Nancy Pelosi e equipe desembarcaram em Taiwan em meio a tensão com a China
Foto: Reprodução / Redes socciais

A visita da presidente do Congresso americano, Nancy Pelosi, a Taiwan não foi mal vista apenas pela China, mas também pela Rússia, que foi bem clara sobre isso em uma nota divulgada nesta terça-feira (2). Em uma de suas declarações, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que ”não há mais espaço para a hegemonia americana”.

O órgão russo declarou que a atitude do país americano é mais um dos episódios ‘da linha agressiva dos EUA’, e que as questões da China com Taiwan são um assunto pertencente unicamente a nação chinesa, no qual os Estados Unidos não deveriam se envolver.

“Consideramos sua visita uma clara provocação no espírito da linha agressiva dos EUA sobre a contenção abrangente da China”, alegou a Rússia em nota. “A China tem o direito de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania”.

“Acreditamos que as relações entre os lados do estreito de Taiwan são um assunto puramente interno da China. O lado chinês tem o direito de tomar as medidas necessárias para proteger sua soberania e integridade territorial na questão de Taiwan”, continuou.

Em seguida, o ministério pontua que sua posição continua a mesma: partimos do fato de que existe apenas uma China, o governo da RPC [República Popular da China] é o único governo legítimo que representa toda a China, e Taiwan é parte integrante da China

“Pedimos a Washington que se abstenha de ações que prejudiquem a estabilidade regional e a segurança internacional e reconheça a nova realidade geopolítica, na qual não há mais espaço para a hegemonia americana”, concluíram os russos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link