Rússia dificulta acesso da Polônia e Bulgária ao gás natural

Atualizado em 26 de abril de 2022 às 23:17
Foto de Putin ao lado de uma tubulação de transporte de gás natural.
Rússia passou a exigir que países pagassem o gás importado em rublos. Foto: Getty Images

A Polônia e a Bulgária afirmaram que a Rússia está interrompendo o funcionamento de gás para os dois países, que fazem parte da Otan. Recentemente, as duas nações se recusaram a pagar o produto em rublos, uma das exigências do Kremlin.

Os governos dos dois países disseram nesta terça (26) que a gigante de energia russa Gazprom interromperia o fornecimento de gás. De acordo com a estatal de gás da Polônia, PGNiG, as entregas que ocorrem pelo gasidyto Yamal-Europa planejam ser interrompidas na quarta (27).

O Ministério da Bulgária também divulgou um comunicado semelhante, embora ambos tenham afirmado que não haverá desabastecimento e que se preparam para obter o gás que falta em outras fontes.

Gás russo é importante para abastecimento da Europa

A Europa importa grandes quantidade de gás natural russo para aquecer residências, gerar eletricidade e abastecer a indústria de combustíveis. Aproximadamente 60% das importações são pagas em euros e o restante em dólares. No entanto, desde o mês passado o presidente Vladimir Putin disse que compradores “hostis” teriam que pagar em rublos.

Embora a Polônia tenha uma relação maior de independência, a Bulgária importa quase todo o seu gás da Rússia. O governo do país afirmou em nota que realizou “ações para encontrar arranjos alternativos para o fornecimento de gás natural” e que não há nenhuma orientação até o momento para racionar o consumo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link