Rússia e China vetam resolução dos EUA no Conselho de Segurança da ONU

Atualizado em 25 de outubro de 2023 às 17:53
Membros do Conselho de Segurança da ONU votam durante reunião sobre o conflito entre Israel e Hamas. Foto: David ‘Dee’ Delgado/Reuters

A resolução dos Estados Unidos sobre o conflito entre Israel e o Hamas foi vetado na tarde desta quarta-feira (25) pela Rússia e pela China em votação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os Emirados Árabes também votaram contra a resolução. O texto norte-americano recebeu 10 votos a favor (Albânia, França, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Suíça, Reino Unido e EUA) e duas abstenções (Brasil e Moçambique).

A proposta apresentada pelos EUA pedia “pausas para permitir o acesso humanitário completo, rápido, seguro e sem obstáculos” na Faixa de Gaza. O texto ainda falava sobre o “direito de autodefesa” de Israel e não mencionava um cessar-fogo.

Antes da votação, a embaixadora norte-americana Linda Thomas-Greenfield disse que o documento era “forte e equilibrado”, construído a partir de diálogos com membros do Conselho.

A diplomata ressaltou a necessidade de “passos concretos” para evitar a expansão do conflito para além de Gaza.

Ainda nesta tarde, o Conselho de Segurança votou uma resolução proposta pela Rússia. O texto recebeu 4 votos a favor, 2 contra e 9 abstenções.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link