Rússia e EUA têm grupo secreto para discutir paz na Ucrânia

Atualizado em 18 de março de 2024 às 13:39
Bandeira da Ucrânia em meio a escombros. Foto: Getty Images

Um grupo de acadêmicos russos e americanos tem se reunido secretamente há um ano e meio para discutir um meio para garantir a paz na Guerra da Ucrânia. Eles têm encontros periódicos e contam com conhecimento e anuência de Moscou e Washington.

Os especialistas já discutiram, por exemplo, temas como a neutralidade exigida pela Rússia de Kiev e o desejo de que o governo ucraniano não aderisse à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O grupo tem apresentado mais divergências do que consensos, mas membros relatam alguns avanços nos debates.

Segundo as conversas do grupo, o governo russo aceitaria um acordo para garantir que a soberania da Ucrânia sem que o país precisasse entrar na aliança. O grupo, no entanto, não conta com nenhuma autoridade ucraniana e nem tem poder de negociação.

Bombeiros apagam fogo após ataque com mísseis russos em Odessa, na Ucrânia. Foto: AFP

O objetivo dos acadêmicos é discutir temas e visões de ambos os lados da guerra. A versão apresentada pelos russos é a de que o Kremlin vê o conflito como uma forma de combater o ocidente, liderado pelos Estados Unidos.

O grupo foi formado no período em que os russos estavam em condições precárias na guerra, tendo que abandonar a tentativa de conquistar Kiev e perdendo territórios importantes no norte e no sul da Ucrânia.

No início da guerra, russos e ucranianos chegaram a negociar uma paz por meio de Belarus e da Turquia, mas o documento inicial do acordo não foi aprovado. O texto previa limitar a capacidade militar da Ucrânia, sua neutralidade e o reconhecimento da anexação da Crimeia.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link