Rússia eleva pressão militar em Kiev para retomar negociação com a Ucrânia

Ao menos duas pessoas morreram na manhã desta terça (15) em ataques contra zonas residenciais de Kiev

Atualizado em 15 de março de 2022 às 10:28
Guerra da Ucrânia
Guerra da Ucrânia. Foto: AFP

Ao menos duas pessoas morreram na manhã desta terça (15) em ataques contra zonas residenciais de Kiev, antes da aguardada retomada das negociações iniciadas na véspera entre Rússia e Ucrânia para tentar encerrar a guerra, diz o portal Yahoo.

Parcialmente cercadas pelas tropas russas, a capital da Ucrânia acordou com três grandes explosões. Os serviços de emergência afirmaram que zonas residenciais em vários distritos foram atacadas. Em Sviatoshyn, zona oeste de Kiev, um bombardeio atingiu um edifício de 16 andares, “onde os corpos de duas pessoas foram recuperados e 27 pessoas foram resgatadas”, disseram as autoridades locais em um comunicado.

Um ataque, que não deixou vítimas, atingiu uma casa em Osokorky (sudeste) e disparos de artilharia provocaram um incêndio rapidamente controlado em um prédio residencial de Podilsk (noroeste), onde uma pessoa foi hospitalizada. No mesmo local, repleto de vidros e escombros, uma coluna de fumaça saía do enorme buraco provocado pelo impacto enquanto os moradores jogavam os objetos destruídos de suas casas pelas janelas quebradas.

LEIA MAIS:

1 – Guerra entre Rússia e Ucrânia pode acabar em maio, diz assessor de Zelensky
2 – Essencial do DCM: Governo diz que não pagou ida de Carlos Bolsonaro à Rússia, mas não conta quem pagou
3 – Governo nega ter pago ida de Carlos Bolsonaro à Rússia

Como ocorreram ataques em Kiev

Ataques aconteceram antes da retomada das negociações por videoconferência entre os dois lados. Na segunda-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que o primeiro dia de conversas foi “bom”. “Mas veremos, continuarão amanhã (terça-feira)”, disse.

No papel, as posições estão muito distantes. Moscou exige que a Ucrânia se afaste da Otan e reconheça a soberania das regiões separatistas pró-Rússia do leste do país, que tiveram a independência reconhecida pelo presidente russo Vladimir Putin poucos dias antes da invasão iniciada em 24 de fevereiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link