Rússia faz o maior ataque a Kiev desde o início da guerra e atinge prédio do governo da Ucrânia

Atualizado em 7 de setembro de 2025 às 8:16
Prédio do governo da Ucrânia em Kiev é atingido por ataque russo – Foto: Reuters

Neste domingo (7), a Rússia lançou o maior ataque contra Kiev desde o início da guerra e atingiu pela primeira vez um prédio do governo ucraniano no distrito de Pechersky. Uma coluna de fumaça foi vista saindo do edifício onde funcionam gabinetes de ministros. Segundo autoridades locais, o bombardeio deixou mortos, entre eles um bebê, além de dezenas de feridos.

Bombeiros trabalham no local da sede do governo da Ucrânia danificada durante ataques com drones e mísseis russos, em meio à ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, em Kiev – Foto: Reuters

O presidente Volodymyr Zelensky classificou o ataque como “um crime deliberado e um prolongamento da guerra” e voltou a cobrar dos aliados mais sistemas de defesa aérea.

Em outra mensagem, ele destacou que a ofensiva russa provocou destruição também em cidades como Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Odesa, além das regiões de Sumy e Chernihiv.

De acordo com as forças de defesa ucranianas, Moscou lançou 805 drones e 13 mísseis de diferentes tipos, sendo este o maior ataque com drones desde a invasão em larga escala. Apesar de a Ucrânia ter abatido 747 drones e quatro mísseis, houve ao menos nove impactos diretos e 56 ataques com drones em 37 localidades.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou a ação e alegou que os alvos eram fábricas de armamentos, infraestrutura militar, depósitos de drones, arsenais e bases de mercenários estrangeiros.

A primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, lamentou as perdas humanas e pediu respostas mais duras contra Moscou.

“Vamos restaurar os prédios, mas vidas perdidas não podem ser recuperadas. O mundo precisa responder não apenas com palavras, mas com ações, reforçando as sanções, principalmente contra o petróleo e o gás russos”, afirmou.