URGENTE – Rússia invade Kiev e Ucrânia pede para população atacar inimigo

Invasão

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 6:53
Prédio residencial no subúrbio de Kiev foi destrupido após ser atingido por projétil militar
Prédio residencial no subúrbio de Kiev foi destrupido após ser atingido por projétil militar Foto: DANIEL LEAL / AFP

Um dia após o presidente Vladmir Putin autorizar uma invasão militar na Ucrânia, tropas da Rússia invadiram a capital do país, Kiev, dizem agências internacionais como Reuters e o jornal O Globo.

Segundo o ministério da Defesa ucraniano, militares russos estão posicionados no distrito residencial de Obolon, a cerca de 9 km ao norte do parlamento de Kiev, no centro da cidade.

De acordo com o presidente Volodymyr Zelensky, 137 pessoas morreram e 316 ficaram feridas no primeiro dia de operações.

O governo ucraniano no Twitter encorajou moradores a fazerem coquetéis molotov para atacar o “inimigo” enquanto também aconselham outros a procurarem abrigo.

“Moradores pacíficos: tomem cuidado. Não saiam de casa!”, dizia o comunicado. Correspondentes da BBC em Kiev relataram ter ouvido tiros e explosões na cidade no início desta manhã.

Ministério do Interior da Ucrânia informou ter registrado  bombardeios da Rússia em 33 locais em apenas 24 horas. “Os russos dizem que não estão atacando civis, mas 33 locais civis foram atingidos nas últimas 24 horas”, disse Vadym Denysenko à agência de notícias Reuters.

Durante discurso na noite de quinta-feira, o presidente Volodymyr Zelensky se comprometeu a permanecer em Kiev, enquanto suas tropas combatem invasores russos.

Ele assinou um decreto no qual declara que o país está em estado de mobilização geral. Conforme o texto, estão convocados todos os recrutas e reservistas aptos para o serviço, que devem se apresentar a alguma das instituições militares do país.

LEIA MAIS:

1 – Quem é Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e como é sua relação com Putin
2 – Putin diz a empresários que foi “obrigado” a invadir Ucrânia
3 – Trump culpa Biden por ataque de Putin à Ucrânia: “Estupidez”

Tanques da Rússia em Kiev

No Twitter já circulam imagens de blindados russos na capital, no distrito de Obolon, 10 km do centro da cidade. Imagens mostram objeto sendo abatido sobre a capital. Para o governo da Ucrânia, trata-se de um avião russo. Veja.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link