Sem categoria

Russomanno roubou e destruiu filme de fotógrafo para não ser visto deixando Brasília na 5ª feira

Edição do dia 4 de fevereiro de 2000 do Jornal do Brasil (Crédito: Biblioteca Nacional)

O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos), no dia 3 de setembro do ano 2000, uma quinta-feira, avançou aos gritos sobre um fotógrafo do Jornal do Brasil, no aeroporto de Brasília, e tomou-lhe à força o filme fotográfico, para expô-lo à luz, destruindo a imagem da partida do então deputado federal de Brasília na quinta-feira. O material seria utilizado em reportagem que o periódico carioca publicaria sobre “parlamentares gazeteiros”, que deixavam a capital do país antes do término das votações na semana.

A situação no aeroporto de Brasília foi testemunhada por passageiros, funcionários da companhia aérea e autoridades do terminal. Russomanno gritava, enquanto destruía o filme do Jornal do Brasil, que “tinha direito à sua imagem”. Assim divulgou o episódio o próprio JB, em sua edição do dia 4 de setembro de 2000:

Extremamente irritado, o deputado Celso Russomanno (PPB-SP) roubou o filme do fotógrafo do Jornal do Brasil Fernando Bizerra Júnior, que registrava ontem os parlamentares que deixavam Brasília, à tarde, no salão de embarque do aeroporto. “Eu quero que você tire esse filme. Você não me pediu. Eu tenho direito à minha imagem”, gritou o deputado, ao saber que estava sendo fotografado.

Russomanno partiu, em seguida, da ameaça para o ataque. O deputado tomou o filme da mão do fotógrafo e o expôs à luz. Como se não bastasse, tentou rasgá-lo. Por fim, levou o filme para a sala de embarque, de onde pegou um avião da empresa Rio-Sul para São Paulo, com decolagem marcada para as 17h. Russomanno não quis falar com a reportagem do JB sem justificar sua saída de Brasília em plena quinta-feira. 

Na última quarta-feira (28), o DCM entrou em contato com o fotojornalista que sofreu a agressão, Fernando Bizerra Júnior. Ele hoje presta serviço para uma agência internacional de notícias e preferiu não gravar entrevista, mas confirmou a veracidade de todo o episódio conforme foi publicado e confirmado por testemunhas que falaram, à época, com o Jornal do Brasil.

O fotojornalista Fernando Bizerra Júnior, que teve seu filme roubado por Celso Russomanno (Crédito: reprodução/redes sociais)

No mesmo dia em que publicou a agressão e o roubo sofrido por seu fotojornalista, o Jornal do Brasil revelou também que a Infraero – estatal que controla os aeroportos – havia enviado reclamação formal à Câmara dos Deputados contra os arroubos de grosseria e ofensividade de Russomanno:

De acordo com os empregados da Infraero, não é a primeira vez em que Russomanno se envolve em confusões no aeroporto. Ele já teria agredido verbalmente os funcionários da empresa após se recursar a voltar ao guichê para atualizar seu cartão de embarque, que estava sem a etiqueta do código de barra. A Infraero chegou a fazer uma queixa à Câmara dos Deputados contra o parlamentar.

O caso gerou revolta entre profissionais de imprensa, dentro e fora do JB. O jornal publicou ainda naquela semana um editorial repudiando a atitude de Russomanno. O então diretor de redação do periódico, Fritz Utzeri, por sua vez, observou que o parlamentar “ficou possesso ao ser flagrado em embarque de gazeta, abandonando o local onde o contribuinte lhe paga para trabalhar”. Leia abaixo.

Diretor de redação do Jornal do Brasil à época da agressão se revoltou com Celso Russomanno (Crédito: Biblioteca Nacional)


Um comportamento que se repete

Agressões, mentiras, medidas ilegais e atitudes histéricas pontilham toda a história política de Celso Russomanno. Conforme publicou o DCM no dia 18 de outubro, durante a campanha de Russomanno para deputado federal em 2014, um motorista do candidato dormiu no volante, bateu em uma moto e matou Marcelo Carneiro Borges, um motorista de ambulância que voltava para casa no município de Iguape, no litoral sul de São Paulo.

Russomanno, então, prometeu ao pai da vítima pagar a faculdade da filha de Marcelo, que ficara orfã. Mas, depois das eleições, ele nunca mais apareceu, nem cumpriu a promessa. Veja, abaixo, entrevista exclusiva que Nélio Borges, o pai de Marcelo, concedeu ao DCM.

Outro incidente emblemático envolvendo Russomanno é aquele em que ele tenta humilhar a operadora de caixa de supermercado Cleide Cruz, obrigando-a a passar produtos abertos indevidamente por ele no sistema de cobranças e pagamentos da loja.

Cleide Cruz não se deixou intimidar e, na semana passada, publicou um poema que termina com uma mensagem simples e direta: “Russomanno, não”.

O candidato, então, passou a dizer que Cleide Cruz estava sendo paga por adversários para falar mal dele. Novamente, a operadora de caixa não se deixou abater e utilizou seus próprios versos para responder a Russomanno, dessa vez usando como inspiração a obra do poeta português Fernando Pessoa. Leia abaixo:

 

Corruptocracia

O político corrupto é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é bom
Honesto e decente

E os simples que o ouvem
Até se sentem bem,
Mas o corrupto a verdade não diz
E sim, o que lhe convém

E assim, esses canalhas devoram
A esperança do povo sofrido
Os esquecem após a eleição
Pois só pensam no próprio umbigo

(Adaptação do poema “Autopsicografia” de Fernando Pessoa)

 

 

Vinicius Segalla

Vinicius é jornalista

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Vinicius Segalla

Recent Posts

DCM Ao Meio-Dia: Ex-diretor da PRF diz que Bolsonaro também deveria estar preso; Madonna e Samara Felippo

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

1 minuto ago

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

34 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

2 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

2 horas ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago