Sabadão do DCM: Escândalo do MEC é pá de cal no governo Bolsonaro

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 17:43
Sabadão do DCM. Foto: Reprodução

O assunto do Sabadão do DCM de hoje é o escândalo do Ministério da Educação (MEC). Leandro Fortes faz o giro de notícias e conversa com José Genoíno e Valdelice Veron Kaiowa, liderança da tribo guarani-kaiowa que enfrenta um processo de reintagração de posse violento promovido pelo governo do Mato Grosso do Sul. A moderação é de Cassio Oliveira.

A transmissão discute os desdobramentos do escândalo do MEC e seu impacto para o governo Bolsonaro. Nesta quarta (22), o ex-titular da pasta, Milton Ribeiro, foi preso pela Polícia Federal, mas liberado no dia seguinte. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Áudios vazados apontam que Ribeiro foi avisado por Jair Bolsonaro que seria alvo da corporação. Em ligação com sua filha, no dia 9 de junho, o ex-ministro disse que o presidente tinha um “pressentimento” de que ele seria alvo de operação de busca e apreensão.

“Hoje o presidente me ligou. Ele tá com pressentimento novamente de que eles podem querer atingi-lo através de mim. É que eu tenho mandado versículos pra ele, né. Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa… Bom, isso pode acontecer, se houver indícios”, disse ele, poucas semanas antes de ser preso.

Posteriormente, foi divulgado um diálogo de sua esposa em que ela afirma que ele “estava sabendo” da operação mas “não queria acreditar”. “Para ter rumores do alto é porque o negócio estava certo”, diz ela em ligação.

Os dois diálogos vazados fazem parte de grampos da PF. A corporação tem cerca de 1,8 mil conversas e mensagens interceptadas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link