Saiba a força dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo nas redes sociais

Atualizado em 24 de junho de 2024 às 9:12
Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Pablo Marçal. Foto: reprodução

A liderança no engajamento e audiência dos perfis dos principais pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo varia conforme a rede social, segundo levantamento da Escola de Comunicação, Mídia e Informação (ECMI) da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito e empatado tecnicamente com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) nas intenções de voto conforme pesquisa Datafolha, tem desempenho fraco em audiência e interação em todos os seus perfis pessoais.

Guilherme Boulos, que também é popular no X (antigo Twitter), lidera em engajamento apenas no Facebook. Já o coach bolsonarista Pablo Marçal (PRTB) destaca-se no Instagram, onde possui ampla vantagem sobre os demais candidatos, e também no TikTok.

Vale destacar que Marçal, com forte presença nas redes sociais, alcançou entre 7% e 9% das intenções de voto em diferentes cenários testados pelo Datafolha, o que tem preocupado os aliados de Ricardo Nunes devido à possível divisão dos votos da direita.

Os pré-candidatos Guilherme Boulos, Ricardo Nunes, Tabata Amaral, Pablo Marçal, Marina Helena e Kim Kataguiri. Foto: reprodução

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) lidera no YouTube e no X, e está nas duas primeiras posições em todas as redes, exceto no Facebook.

A deputada Tabata Amaral (PSB) aparece em segundo lugar no Facebook e tem registrado um crescimento de engajamento nessa rede superior ao de Boulos. No TikTok e no Instagram, ela ocupa a terceira posição.

Assim como Nunes, a pré-candidata Marina Helena (Novo) tem mostrado métricas baixas, enquanto José Luiz Datena (PSDB) não movimentou seus perfis no período analisado.

O levantamento da ECMI-FGV analisou as postagens dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo de 1º de abril a 16 de junho, com dados agregados semanalmente. No Facebook, Instagram e X, foram consideradas as interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos. No YouTube e no TikTok, foram contabilizadas as visualizações dos vídeos.

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