Saiba como dois detentos fugiram de presídio de segurança máxima em Mossoró (RN)

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 18:24
Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Foto: Reprodução

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça fugiram nesta quarta-feira (14) da Penitenciária Federal de Mossoró, na região oeste do Rio Grande do Norte. As fugas teriam ocorrido durante o banho de sol dos detentos, através de uma abertura no teto da cela. Com informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Em presídios federais, os presos têm direito a duas horas diárias de banho de sol. Está é a primeira fuga registrada em uma penitenciária de segurança máxima, que conta com cinco unidades no país.

Após a fuga, o secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, foi enviado a Mossoró. Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias das fugas.

A Polícia Federal (PF) também foi acionada. Operações estão em andamento para recapturar os fugitivos.

Os detentos foram transferidos para Mossoró em setembro de 2023. Deibson Nascimento, conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, e Rogério Mendonça cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre.

A transferência deles e de mais doze presos para o sistema de cadeias federais foi decidida pelo governo do Acre após uma rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, que resultou em cinco mortos, em julho do ano passado.

Os dois presos, ligados ao Comando Vermelho, foram “diretamente envolvidos” na rebelião, segundo o governo local. O prazo para que os dois permaneçam na penitenciária de segurança máxima, sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), é de dois anos.

O presídio federal de Mossoró também abriga outras lideranças do Comando Vermelho, como Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido para a unidade de segurança máxima no Rio Grande do Norte no mês passado, depois de passar pelo presídio de Campo Grande.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link