Saiba qual o destino das moedas jogadas na Fontana di Trevi, em Roma

Atualizado em 10 de março de 2024 às 11:00
Fontana di Trevi, em Roma. (Foto: Reprodução)

Todos os dias, milhares de turistas se reúnem ao redor da Fontana di Trevi, em Roma, para participar de um antigo ritual: jogar uma moeda enquanto fazem um desejo. O que muitos desses turistas talvez não saibam é que as moedas jogadas na Fontana di Trevi têm um destino nobre além de seus desejos pessoais. Com informações da Folha de S.Paulo.

Por trás do espetáculo da fonte está uma operação liderada pela organização católica Caritas, que recolhe diariamente as moedas e as utiliza para financiar uma variedade de projetos sociais vitais.

Desde um banco de alimentos até uma cozinha comunitária, as moedas jogadas na fonte ajudam a sustentar iniciativas de assistência social que beneficiam diretamente os necessitados.

A cada ano, a Caritas arrecada milhões de euros com as moedas da Fontana di Trevi, demonstrando como um simples gesto turístico pode ter um impacto duradouro na comunidade local.

A coleta das moedas é um processo meticuloso realizado por trabalhadores da empresa de serviços públicos regional ACEA. Munidos de vassouras longas e mangueiras de sucção, esses trabalhadores retiram cuidadosamente as moedas das águas da fonte. Posteriormente, as moedas são levadas para secagem, contagem e classificação antes de serem encaminhadas para a Caritas.

Trabalhadores recolhem moedas na Fontana di Trevi, em Roma. (Foto: Reprodução)

Além de seu valor monetário, as moedas da Fontana di Trevi representam a esperança e a solidariedade de milhões de visitantes que, ao realizar seus próprios desejos, contribuem para tornar os sonhos de outros uma realidade.

“Eu queria fazer um desejo que é querido ao meu coração”, disse a turista Yula Cole, do Brasil, depois de jogar uma moeda. “Mas também sei que essa moeda não está apenas ficando lá, mas ajudará pessoas necessitadas. Eu fiz um desejo, mas espero que esse dinheiro também ajude os desejos de outras pessoas.”

A Fontana di Trevi, concluída em 1762, cobre um lado do Palazzo Poli no centro de Roma com suas estátuas de tritões guiando o carro de concha do deus Oceano, ilustrando o tema da domesticação das águas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link