Saiba quando nova onda de calor deve acabar

Atualizado em 17 de fevereiro de 2025 às 16:14
Idoso tenta se proteger do calor no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil começa a passar por uma terceira onda de calor nesta segunda (17) e há previsões de que as temperaturas máximas ultrapassem os 40ºC em parte do país. Os outros dois episódios ocorreram entre os dias 17 e 23 de janeiro e 2 a 12 de fevereiro.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a terceira onda de calor deve se manter ativa até, pelo menos, o fim desta semana. O instituto prevê que as temperaturas devem superar em mais de 5ºC a média do período.

A massa de ar quente e seco afetará Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná. Posteriormente, a onda de calor vai se espalhar por Goiás e Bahia. Os termômetros devem ultrapassar os 40ºC em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí.

Em São Paulo, a Defesa Civil alerta que a onda de calor vai permanecer até quarta (19) e as máximas devem chegar a 38ºC em algumas cidades. Estados do Sudeste e parte de Goiás devem sofrer pancadas isoladas, enquanto a Bahia e o interior do Nordeste devem sofrer com tempo mais seco e pouca chuva.

Homem se refresca em chuveiro de praia no Rio de Janeiro, onde temperaturas ultrapassam os 40ºC. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás terão instabilidade, de acordo com o Inmet, com acumulados acima de 40mm. No Norte, com exceção de parte de Roraima, são esperados até 50mm de chuva.

Os temporais mais graves são esperados para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os acumulados no estado devem atingir 80mm e o tempo deve voltar ao normal a partir de quinta (20).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line