Saiba quem são os 13 israelenses soltos pelo Hamas após acordo

Atualizado em 24 de novembro de 2023 às 18:58
Hamas libertou 13 reféns israelenses. Foto: Reprodução

O Hamas libertou 24 reféns capturados durante o ataque do dia 7 de outubro a Israel. A lista inclui 13 israelenses, 10 tailandeses e um filipino, com nove mulheres e quatro menores de idade, segundo o jornal The Times of Israel.

A negociação para libertação dos reféns durou mais de um mês e o primeiro grupo foi solto somente nesta sexta (24). Eles foram transportados pela cidade de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito, e entregues por membros do grupo armado a agentes da ONG Cruz Vermelha.

Hanna Katzir foi dada como morta no início do mês e está na lista de reféns liberados pelo Hamas. Foto: Reprodução

Uma das israelenses soltas foi Hanna Katzir, idosa de 77 anos que foi dada como morta. No início do mês, o Hamas havia informado que ela morreu no cativeiro, mas sua família confirmou que ela estava na lista dos 13 israelenses soltos.

Ruthi Monder, a filha Keren, e o neto Ohad. Foto: Reprodução

Três pessoas da mesma família foram liberadas: Ohad Monder (9), sua mãe, Keren (54), e sua avó, Ruthi (78). A pessoa mais velha do grupo tem 85 anos, Yafa Adar, que foi vista sendo levada por membros do Hamas em um carrinho de golfe.

Doron Katz e suas filhas, Raz e Aviv. Foto: Reprodução

Doron Katz Asher (34), e suas duas filhas, Raz (4) e Aviv (2), foram sequestrada enquanto estavam perto da fronteira com Gaza e foram sequestradas durante o ataque. Yoni, marido da mulher que foi mantida refém, afirmou ter visto a família sendo colocada em um caminhão com outros reféns e conseguiu rastrear seu celular.

Adina Moshe e Margalit Mozes eram vizinhas. Foto: Reprodução

As vizinhas Margalit Mozes (77) e Adina Moshe (72) foram sequestradas no kibutz Nir Oz, uma comunidade israelense. A primeira sofria problemas de saúde que precisavam de cuidados frequentes, enquanto a segunda perdeu o marido no ataque e foi identificada em um vídeo em que aparecia na garupa de uma moto com homens do Hamas.

Daniele Aloni e sua filha, Emilia. Foto: Reprodução

Daniele Aloni (45) foi sequestrada junto com sua filha, Emilia (5), irmã, cunhado e sobrinhas gêmeas. Apenas ela e a filha aparecem na lista de reféns soltos.

Channah Peri foi solta pelo Hamas. Foto: Reprodução

A idosa Channah Peri (79) foi sequestrada junto de seu filho, Nadav Popplewell (51), mas só ela foi liberada pelo Hamas. A senhora estava falando por telefone com a filha durante o ataque do grupo armado.

O acordo entre Israel e Hamas, que prevê uma trégua de quatro dias de guerra, envolve que o grupo solte mais 50 reféns. Em contrapartida, o governo israelense deve libertar prisioneiros palestinos que estavam detidos antes do início do conflito.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link