Os eleitores de Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, não são os mesmos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma pesquisa realizada sobre as bios dos perfis que apoiaram o ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília mostrou que a maioria deles tinha a palavra “Deus” exposta, o que mostra como bolsonaristas são atraídos por um discurso religioso.
Segundo a cientista política e de dados Jéssica Matheus, em texto publicado pelo portal UOL, os eleitores do coach são mais atraídos por empreendedorismo digital. Marçal é descrito por seus seguidores como alguém sábio, inteligente, sincero e determinado, além de ser chamado de professor, mestre e guia.
Um levantamento feito a partir de uma pergunta de Marçal nas redes (“Por que você vota em mim?”) apontou que a resposta mais comum foi “valentia”. Ele também é bem visto por apoiadores por supostamente “enfrentar o sistema”, segundo a pesquisa.
Ao contrário de Bolsonaro, Marçal se apresenta como um Deus, o que desassocia sua imagem de uma figura religiosa. Ele tem atraído uma legião de eleitores fascinados por temas como energias espirituais de prosperidade, terapias quânticas que supostamente atraem riqueza e o chamado “mindset milionário”.
Por meio do marketing digital, que se tornou um fenômeno nas redes sociais recentemente, ele tem conseguido conquistar a intenção de votos de pessoas de diversos grupos sociais distintos que estão em situações de vulnerabilidade e buscam alguma motivação, sonho, positividade ou fé em uma vida melhor.
Esse grupo não costuma ter inclinações políticas muito fortes, o que torna comum, por exemplo, ver que alguns dos que pretendem votar em Marçal escolheram o presidente Lula na disputa de 2022.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line