
Uma frente fria atingirá o Brasil neste final de semana, levando chuvas para o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste. Apesar de uma melhoria na qualidade do ar, a fuligem persistirá em alguns estados.
A frente fria deverá limpar a atmosfera do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Outros estados afetados terão apenas uma “limpeza momentânea”. O meteorologista do Climatempo, Guilherme Alves, afirmou ao UOL que a chuva chega ao Sudeste e ao sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas não será suficiente para dispersar a fumaça das queimadas.
No Sudeste, especialmente no interior de São Paulo, a qualidade do ar “deve continuar esfumaçado”. A chuva se concentra no Sul e no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob alerta para chuva preta devido às queimadas. A frente fria que avança pelo Sul misturará fuligem com as precipitações, resultando na “chuva preta”, um fenômeno tóxico.
Além da chuva preta, a previsão inclui granizo e tempestades isoladas. A frente fria pode causar raios temporários e queda de granizo em áreas localizadas, com chuva moderada a forte, especialmente no centro e norte do Rio Grande do Sul.
São Paulo não terá chuva preta, mas a cidade enfrentará problemas com fuligem no ar.