Saiba se o projeto de anistia que avançou na Câmara beneficia Bolsonaro

Atualizado em 17 de setembro de 2025 às 23:33
Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17)
Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17) – Bruno Spada/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o regime de urgência do Projeto de Lei da Anistia. A proposta prevê perdão a participantes de manifestações desde 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno), mas exclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete condenados do Núcleo 1 pela tentativa de golpe.

Com a urgência aprovada, o texto pode ir diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões temáticas. Motta ainda não marcou a votação final, e, segundo apuração do Metrópoles, o relator deve ser indicado na próxima semana.

O projeto foi apresentado em 2023 pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O texto estabelece que serão anistiados todos que participaram de manifestações com motivação política ou eleitoral, incluindo apoiadores que ofereceram contribuições, apoio logístico, serviços ou publicações em redes sociais.

Na prática, a proposta pode beneficiar participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, além de caminhoneiros que bloquearam rodovias em protestos contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda em discussão, o projeto pode sofrer alterações pelos parlamentares. O texto atual, no entanto, representa uma derrota parcial para a oposição, que defendia incluir Jair Bolsonaro no benefício. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe.

Se aprovado nos termos atuais, o projeto deve acirrar os debates políticos no Congresso e marcar mais um capítulo da disputa em torno da responsabilização pelos ataques às instituições democráticas no Brasil.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.