Saiba tudo sobre a cirurgia que Lula fará no quadril nesta sexta

Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 8:08
Presidente Lula. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programando uma cirurgia para tratar um problema crônico de dores no quadril. O procedimento está agendado para ocorrer nesta sexta-feira (29) e será conduzida pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos.

A decisão foi tomada para garantir um pós-operatório mais confortável ao presidente, e o procedimento ocorrerá na unidade do Hospital Sírio-Libanês, localizada em Brasília.

Lula reclama de dores no quadril há meses

Lula tem enfrentado dores no quadril devido a um quadro de artrose. Em diversas ocasiões ele chegou a expressar seu desconforto.

“Eu tô como jogador de bola que não quer dizer pro técnico que está com dor pra não ir pro banco. Eu tenho um problema na cabeça do fêmur. Faz tempo que eu tenho isso (…) eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”, disse Lula, em julho, durante sua live semanal “Conversa com o Presidente”.

O que é artrose?

A artrose, um desgaste da cartilagem que reveste as articulações, tem afetado a qualidade de vida do presidente. A cirurgia pela qual ele deve ser submetido é chamada de “artroplastia de quadril”. Tal procedimento substitui a cabeça do fêmur por uma cabeça protética e reveste a região da bacia conhecida como acetábulo.

Lula cancelou agenda

As dores no quadril devido seu quadro clínico chegaram a fazer o atual mandatário brasileiro cancelar ou adiar alguns compromissos de sua agenda. Seu retorno dos EUA, inclusive, foi antecipado devido a esses fatores. O petista também adiou alguns compromissos públicos, como o evento de lançamento do Novo PAC em São Paulo.

Como é feita a cirurgia?

O médico Roberto Kalil Filho, que acompanha a saúde do petista, assegurou que o procedimento é seguro e resolve definitivamente o problema do fêmur do presidente, com um pós-operatório tranquilo.

“A cirurgia é segura e resolve o problema definitivamente. Em relação à cirurgia, é um pós-operatório em que o paciente em poucos dias já se locomove. É um pós-operatório tranquilo”, disse Kalil.

Presidente Lula ao lado do médico Roberto Kalil. (Foto: Reprodução)

De acordo com o médico Leandro Ejnisman, ortopedista especializado em quadril do Hospital Albert Einstein, em um quadro de artrose, a cartilagem pode “afinar” até o ponto no qual os ossos ficam expostos.

“Começa a acontecer um contato de osso com osso dentro da articulação, o que gera um quadro de dor e de limitação da amplitude de movimento”, afirmou.

Ejnisman ainda comentou acerca do procedimento que Lula será submetido: “É uma cirurgia na qual a gente substitui a cabeça do fêmur por uma cabeça protética e é feito um revestimento na região da bacia conhecida por acetábulo, que é onde ocorre o encaixe da cabeça do fêmur na bacia, com uma taça ou uma cúpula acetabular”.

Após a cirurgia, a expectativa é de que Lula fique afastado por mais 15 dias, para que sua recuperação ocorra adequadamente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link