Saída de Doria pode ajudar Lula a se eleger no primeiro turno, diz diretor da Quaest

Atualizado em 23 de maio de 2022 às 14:32
Joao Doria desistiu
Votos de João Doria podem migrar para Ciro e Lula

Após João Doria (PSDB) anunciar que não é mais candidato a presidente depois de briga intensa nos bastidores do partido, o diretor da Quaest, instituto de pesquisa que vem fazendo levantamentos no país, divulgou nesta segunda-feira (23), que os votos do ex-presidenciável migram, em sua maioria, para Ciro Gomes (PDT) e para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vê suas chances de vencer no primeiro turno aumentarem.

Segundo dados do último levantamento da Quaest e que foi compartilhado por Felipe Nunes, diretor do instituto, o potencial de votos de Doria, embora baixo, tem migração maior para os candidatos Ciro e Lula, mesmo o tucano tendo criado o famigerado Bolsodoria em 2018.

Os números indicam que 54% do eleitorado dele tem potencial em votar em Ciro Gomes, enquanto 36% pode ir para Lula. Apenas 19% das intenções de voto de Doria teria potencial de irem para Jair Bolsonaro (PL), números que chegam a surpreender. Vale lembrar, no entanto, que trata-se de potencial de votos e não de migração, já que o tucano ainda estava na disputa quando os dados foram feitos.

Caso o Instituto esteja certo, como Doria aparece entre 3 a 5% das intenções de voto, Ciro deveria crescer entre 1,5 e 2,5% na próxima pesquisa e Lula aparecia com 0,8 a 1,8% a mais nas intenções de votos. Já Bolsonaro, deverá aumentar entre 0,4% e 0,9% dos votos. Esse crescimento de Lula pode até ajudá-lo a se eleger ainda no primeiro turno.