Saídas para guerra e cooperação na agricultura: o que Lula conversou em particular com primeiro-ministro da Índia

Atualizado em 21 de maio de 2023 às 10:08
Presidente Lula e o primeiro-ministro da Índia, Nerendra Modi. Foto: Ricardo Stuckert

Em meio às reuniões da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Nerendra Modi, no último sábado (20). Os líderes que compõem o bloco BRICS (junto de Rússia, China e África do Sul), conversaram sobre cooperações que os dois países podem ter em temas como defesa e agricultura, além discutirem saídas para a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Lula comentou que criou relações com o país asiático durante sua primeira passagem no governo, e que vai trabalhar que Brasil e Índia voltem a ser próximos. “Em meus primeiros mandatos, estabelecemos uma parceria estratégica com a Índia, que junto com o primeiro-ministro trabalharemos para retomar”, disse o presidente.

Nas redes sociais, em português, Modi que as conversas com o presidente brasileiro foram produtivas. “A Índia e o Brasil continuarão trabalhando juntos para aprofundar os laços comerciais”, e completou que os lados atuarão na “cooperação em setores como agricultura, defesa e mais”.

Lula endossou o discurso ao compartilhar a publicação do primeiro-ministro indiano no Twitter. “Espero retomarmos o aprofundamento da relação com esse grande país que é a Índia. Temos um imenso potencial de trabalho e comércio conjunto entre Brasil e Índia”, escreveu.

Sobre a guerra no leste europeu, os dois líderes ressaltaram que só querem se envolver nos conflitos para a resolução definitiva. “Estamos do lado da paz”, declarou o brasileiro. Enquanto Nerendra Modi afirmou que tanto Índia quanto o Brasil são “países neutros”, e muito interessados na manutenção da paz no mundo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.