Santa Catarina tem 78 cidades castigadas pelas cheias; 31 estão em calamidade

Atualizado em 7 de outubro de 2023 às 19:31
Chuvas fortes atingiram o estado de Santa Catarina. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Bento do Sul

O estado de Santa Catarina tem 31 cidades em situação de emergência, dentre as 78 atingidas com gravidade pelas fortes chuvas que atingem a região, segundo informações da Defesa Civil. Foi registrada, ao menos, uma morte e dezenas de feridos.

Os municípios registram chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de granizo que atingiram residências, comércios e veículos em estradas, estando 16 deles interditadas total ou parcialmente. A situação pode se agravar, pois está previsto um grande volume de chuvas para todo o fim de semana.

Na última quinta-feira (5), o governador catarinense, Jorginho Melo (PL), afirmou, em reunião da Defesa Civil, que “as barragens todas vão verter”, ou seja transbordar, se o volume de chuvas for muito elevado.

As cidades em situação de emergência são: situação de emergência. São eles: Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

Ainda segundo a defesa civil, o volume mais elevado de chuvas deve atingir as regiões do Centro ao Norte do estado (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores.

Do Extremo Oeste ao Litoral Sul os volumes médios esperados variam entre 40 a 60mm, também podendo superar esses valores. Há um risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo. O monitoramento da Defesa Civil mostra as cidades com maior volume de chuvas previsto:

Dados da Defesa Civil mostram os volumes previstos de chuvas nas cidades catarinenses. Foto: Reprodução/Defesa Civil SC
Cidades

Em Blumenau foram registrados quase 2 mil pontos de alagamento e um deslizamento de terra destruiu uma casa. Já em Presidente Getúlio, o asfalto cedeu e deixou ruas alagadas. A prefeitura informou que as ocorrências de deslizamentos são a maior preocupação neste domingo (8).

Em Rio do Oeste e Rio do Sul, foram registrados diversos pontos de alagamento. Nas cidades de Lages e Curitibanos algumas famílias tiveram de ser resgatadas e levadas para abrigos.

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link