Diretoria do Santos censura jornalistas do UOL

Atualizado em 13 de abril de 2022 às 18:12
Santos UOL
Diretoria do Santos censurou jornalistas do UOL

A direção do Santos proibiu os jornalistas do UOL de realizarem credenciamento para cobrir o jogo na Vila Belmiro nesta quarta-feira (13), às 19h15, pela Copa Sul-Americana. A decisão da equipe paulista ocorreu em protesto por causa de um texto do jornalista Juca Kfouri.

O portal pediu o credenciamento dentro dos prazos e seguiu todas as regras exigidas pelo clube. Mas a comunicação do time alvinegro vetou a entrada e não quis dar explicações.

O UOL soltou uma reportagem relatando a história e tratou o assunto como censura. “A liberdade de expressão para seus jornalistas é um princípio fundamental para o UOL”, diz o veículo de comunicação.

“É um atentado à liberdade da imprensa. Uma medida truculenta, uma retaliação impensável em um país democrático”, relata o diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello. “São prejudicados centenas de milhares de torcedores do Santos que acompanham o clube pelo UOL e é um movimento muito preocupante. Temos perto de uma centena de colunistas e de jornalistas que trabalham com Esporte. Se um deles tiver uma opinião incômoda o veículo inteiro é punido? O Santos só vai aceitar o jornalismo que elogiar o clube?”, acrescenta.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) se posicionou a favor do UOL e ao jornalista Juca Kfouri. “Rechaçamos toda e qualquer tentativa de boicote ao livre exercício do jornalismo e, como consequência, ao direito de opinião. A proposta de punir todos os jornalistas do UOL em função da opinião manifestada por um dos seus colunistas soma-se, por sinal, à recente tentativa da diretoria do Palmeiras de proibir entrevistas a todos os profissionais da Rádio Transamérica, em retaliação a uma manifestação isolada de um dos seus comentaristas. Os dois exemplos, com intervalo inferior a um mês, flertam com a indesejável cultura de censura. Uma prática inaceitável em qualquer contexto, e sobretudo num país que lutou arduamente pelo Estado democrático de direito”.

Toda essa confusão começou no fim de semana. O Santos empatou em zero a zero contra o Fluminense. O desempenho da equipe foi considerado ruim por Juca, já que não chutou nenhuma bola no gol durante o segundo tempo. O colunista afirmou que o time jogou como “Ninguém F.C.”.

Influenciadores digitais, que torcem para o Santos, passaram a acusar Kfouri de desrespeitar a instituição. No entanto, o jornalista deixou claro no Posse de Bola, podcast do UOL, que criticou a atuação da equipe e não a história do clube.

Juca Kforui se posiciona sobre a decisão do Santos

O presidente do Santos Andrés Rueda vem fazendo elogiável trabalho de saneamento das contas do clube, dizimadas por seguidas gestões desastrosas.

Ao impedir que o UOL tenha acesso às atividades do clube, porém, iguala-se ao que há de pior na cartolagem nacional e pune jornalistas que nada têm a ver com o que se escreve neste blog, assim como a direção do portal não interfere em seu conteúdo.

Revela face autoritária e indigente ao se submeter às pressões das hordas das redes antissociais, incapazes, ele e elas, de entender uma crítica repleta de ironia.

As mesmas hordas que agrediram jornalistas no “caso Robinho”.

Quando Rueda nascia este jornalista já acompanhava e se deliciava com o melhor time de futebol de todos os tempos, porque nenhum outro teve o Rei Pelé.

Que Rueda retome o bom senso e tenha a coragem de rever um ato que apequena a gloriosa história do Santos FC.

E leia artigo da Lei PELÉ sobre credenciamento à imprensa: Art. 90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto. (Incluído pela Lei nº 12.395, de 2011).

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link