São João | Nordeste em contagem regressiva para uma das suas maiores festas populares

Atualizado em 17 de maio de 2019 às 10:13

O mês de junho está chegando e, com ele, a programação do São João no Nordeste já está sendo divulgada pela mídia. Para a tradicional festa, todos os anos a região se transforma num cenário grandioso que abriga grandes nomes da música nacional com shows de forró, axé, sertanejo, entre outros estilos, concursos de quadrilha, comidas e bebidas típicas e muitos fogos de artifício.

O fluxo de turistas é intenso, principalmente no sentido das capitais para o interior dos estados, onde os lares das cidades abrem suas portas com mesas fartas, muita fé e alegria, dando graças à colheita do milho, do amendoim e de outros produtos regionais. Forró a céu aberto, brincadeiras inusitadas, fogueiras e decoração com bandeirinhas e balões coloridos caracterizam essa festa que tem dimensões inimagináveis.

Campina Grande, na Paraíba, Caruaru e Petrolina, em Pernambuco, cidades do interior da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, entre outras, prometem levar muita diversão aos moradores e turistas durante todo o mês. A data é tão marcante no Nordeste que até as loterias do país a homenageiam, como exemplo, a Quina de São João.

O São João movimenta o turismo regional tanto quanto o carnaval, representando um momento positivo para a economia dos estados nordestinos. Hotéis, pousadas, restaurantes e comércio em geral recebem muito movimento nessa época. É comum encontrar nas agências de turismo pacotes especiais de viagem para a festa e ingressos para os shows.

O que vai acontecer no São João do Nordeste em 2019

Campina Grande, na Paraíba, conta este ano com cerca de 90 apresentações musicais, entre os dias 07 de junho e 07 de julho. Uma das atrações mais esperadas do São João da cidade é o tradicional Casamento Coletivo, realizado em 12 de junho, Dia dos Namorados. Patos, no interior do estado, também merece destaque: este ano contará com 47 artistas dividindo o palco principal da cidade, entre os dias 19 e 23 de junho.

Já Caruaru, no Pernambuco, conhecida como a Capital do Forró, deve reunir cerca de 50 nomes da música, entre os dias 1º e 29 de junho. Petrolina, localizada no oeste do Estado, às margens do Rio São Francisco, também terá mais de 40 shows durante os dias da festa.

Estas cidades disputam a agenda de grandes artistas, de diferentes gêneros. Os sertanejos Gusttavo Lima, Marília Mendonça e a dupla Matheus & Kauan, por exemplo, estarão presentes nos principais palcos. O forró eletrônico de Gabriel Diniz Jonas Esticado, Márcia Fellipe, Wesley Safadão e Xand Avião são destaques nas listas de apresentações da região. Nomes tradicionais do forró também têm presença confirmada, entre eles, Elba Ramalho, que é atração em Campina Grande, Caruaru e Petrolina.

Na Bahia, as principais festas acontecem nas cidades do interior. Ibicuí, a mais de 500 quilômetros de Salvador, é o destino preferido dos jovens por conta das festas privadas Brega Light e Ticomia. Na programação deste ano estão artistas famosos como Zé Neto e Cristiano, Wesley Safadão, Gustavo Lima e Léo Santana.

Outro destino baiano concorrido é a cidade de Senhor do Bonfim, localizada a cerca de 400 quilômetros da capital. A festa Forró do Esfrega terá shows de Xand Avião, Cavaleiros do Forró, Léo Santana, Jorge e Mateus, Alok, entre outros. A cidade conta ainda com o ‘Show de Espadas’, tradicional guerra de espadas em torno das fogueiras.

Em Sergipe, o destaque fica por conta da festa que abre as comemorações juninas no estado. O São João Pé no Chão, de Areia Branca, cidade localizada a poucos quilômetros da capital Aracajú, já anunciou na programação de shows nomes como Xand Avião e Bell Marques. O arraiá acontece no Forródromo da cidade, com shows já marcados para 31 de maio e 1º de junho.