São Paulo tem a pior qualidade de ar do mundo hoje; veja ranking

Atualizado em 9 de setembro de 2024 às 13:44
Ar poluído em São Paulo. Foto: Reprodução

São Paulo é a metrópole com a pior qualidade de ar do mundo nesta segunda (9), segundo a agência suíça IQAir. A capital paulista e a região metropolitana começaram o dia com uma avaliação entre ruim e muito ruim, e chegou ao pior lugar no ranking por volta das 10h.

O site aponta que São Paulo superou as cidades de Lahore, no Paquistão, Jakarta, na Indonésia, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (segundo, terceiro e quarto lugar no ranking, respectivamente), nesta segunda.

O índice da IQAir divide as classificações entre “bom”, “moderado”, “não saudável para grupos sensíveis”, “não saudável”, “muito não saudável” e “perigoso”. O ar de São Paulo foi colocado na quarta categoria.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontou que Carapicuíba, Itaim Paulista e Osasco registraram uma qualidade muito ruim do ar às 7h de hoje. Na capital, a marginal Tietê (na altura da ponte dos Remédios), o Parque Dom Pedro II, em Perus, e Santana tiveram índices similares.

Termômetro marca 33ºC em São Paulo. Foto: Reprodução

Outras regiões, como Ibirapuera, Interlagos e Santo Amaro, registraram um nível ruim do ar, enquanto apenas Itaquera e Mooca, na capital, tiveram uma qualidade boa na manhã desta segunda.

Veja a lista das 10 cidades com o ar mais poluído no mundo:

  1. São Paulo, Brasil
  2. Lahore, Paquistão
  3. Jakarta, Indonésia
  4. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  5. Kinshasa, República Democrática do Congo
  6. Doha, Catar
  7. Jerusalém, Israel
  8. Pequim, China
  9. Lima, Peru
  10. Santiago, Chile

A Defesa Civil do estado apontou que 48 municípios estão em alerta máximo para incêndio. A condição deve durar ao menos até a próxima sexta (13): há previsão de baixa umidade do ar e temperaturas bem acima da média esperada para setembro, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) avalia que a temperatura pode chegar a 33ºC na capital nesta segunda e o cenário deve se repetir nesta terça (10). Os percentuais mínimos de umidade estão previstos para 21%.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line