São Sebastião não recebe nenhuma verba para prevenção de desastres naturais desde 2013

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 às 6:46
Destruição na barra da Vila do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (SP) – Foto: Reprodução/Tiago Queiroz

São Sebastião, a cidade mais afetada pelas fortes chuvas que castigaram o litoral norte de São Paulo durante o último final de semana, está desde 2013 sem receber qualquer tipo de verba da Defesa Civil paulista para a prevenção de desastres naturais.

O órgão, no entanto, tem quatro ações estratégicas destinadas à prevenção de acidentes como deslizamentos de encostas e assistência a vítimas de desastres no estado. De acordo com o Metrópoles, a última vez em que São Sebastião recebeu recursos para ações preventivas foi em 2013, no valor de R$ 1,76 milhão.

Entre as estratégias está a de “Suporte à Gestão de Defesa Civil”, destinada para a elaboração de “planos de prevenção e recuperação de desastres, reaparelhamento, estudos técnicos, projetos, obras e serviços de engenharia”. Outra estratégia é o programa “Percebendo o Risco”, voltado, principalmente, ao “monitoramento e alertas meteorológicos, sistemas de alarmes e comunicação de riscos e desastres”.

Um outro programa, batizado de “Preparação para o Desastre”, tem como foco pesquisas e treinamentos de agentes locais, comunidades e voluntários. Já o “Assistência Humanitária”, tem o objetivo de fornecer recursos de socorro emergencial e restabelecer serviços essenciais.

De acordo com o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), até o momento, são 48 mortes confirmadas, 38 pessoas ainda desaparecidas, 1.730 desalojadas e 766 desabrigadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link