“Saúde e partido”: o que diz Lula sobre disputar a reeleição em 2026

Atualizado em 17 de setembro de 2025 às 20:45
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista exclusiva à BBC News Brasil — Foto: BBC News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista à BBC, que ainda não definiu se será candidato à reeleição em 2026. Segundo ele, a decisão dependerá de dois fatores: sua condição de saúde e a posição do Partido dos Trabalhadores.

“Eu não sei se eu vou concorrer porque não está no momento de decidir ainda. Quem vai decidir se eu vou concorrer ou não são dois fatores: meu estado de saúde e o meu partido ”, declarou. O presidente acrescentou que a conveniência política também será considerada no momento de definição.

Lula destacou que sua prioridade, no momento, é concluir o mandato. Ele citou avanços em áreas como combate à fome, crescimento econômico e redução do desemprego. Para o presidente, esses resultados terão peso na avaliação sobre uma eventual candidatura.

O chefe do Executivo afirmou ainda que o Brasil tem registrado crescimento acima da média global e que a massa salarial dos trabalhadores voltou a subir. Ele disse que a consolidação desse cenário é fundamental para orientar a decisão do partido sobre as eleições.

Questionado sobre a possibilidade de enfrentar novamente o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026, Lula afirmou que não teme o cenário. “Eu ganhei dele quando ele estava na Presidência. Não me causa nenhum problema disputar eleição com quem quer que seja”, afirmou.

O presidente reiterou que não pretende antecipar a discussão sobre sucessão e que só tomará uma decisão no momento apropriado. “Mas ainda é muito cedo e eu vou aguardar o momento para saber se eu decido ser candidato ou não”, concluiu.