SC tem 978 pessoas fora de casa e 8 cidades em emergência após chuvas

Atualizado em 20 de maio de 2024 às 17:25
Quase mil pessoas estão fora de casa em Santa Catarina por conta dos temporais. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Com o avanço das chuvas sobre Santa Catarina, 987 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no estado. A chuva se intensificou no último fim de semana e ultrapassou os 230 milímetros nos últimos três dias, afetando principalmente os municípios Vidal Ramos (233,4 mm), Rio do Sul (217,9 mm), Lontras (213,7 mm), Botuverá (197,1 mm), e Taió (195,4 mm).

No total, são 271 desalojados e 716 desabrigados, sendo a maioria deles em Rio do Sul, com 478. As outras oito cidades com pessoas fora de casa são Blumenau, Presidente Getúlio, Taió, Pouso Redondo, São João Batista, Lontras e Agronômica.

Oito municípios estão em situação de emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul. Ao menos 24 cidades catarinenses já registraram ocorrências relacionadas aos temporais neste ano.

Autoridades resgatam vítimas das chuvas em Santa Catarina. Foto: Reprodução

A Defesa Civil do estado tem emitido alertas para chuvas persistentes e volumosas desde a última quinta (16) em diversas regiões do estado. Algumas cidades correm risco de sofrer com alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.

Foi registrado um declínio das águas nas bacias hidrográficas de Itajaí e Tijucas, mas três rios estão em situação de emergência: rios do Oeste (11,30 m), Laurentino (8,86 m) e do Sul (7,99 m). Ao mesmo tempo, outros três estão em estado de alerta:  Taió (7,66 m), Blumenau (6,38 m) e Lontras (6,18 m).

A previsão é que o estado sofra com uma formação de massa de ar frio nos próximos dias, com uma frente fria na quinta (23) e ventos de norte a noroeste, com velocidades médias de 30km/h e rajadas entre 50 e 70km/h.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.