Se aprovado no Senado, Zanin pode tomar posse no STF ainda neste mês

Atualizado em 2 de junho de 2023 às 8:25
O advogado Cristiano Zanin – Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalia a possibilidade de dar posse ao advogado Cristiano Zanin ainda neste mês. A corte, no entanto, depende antes de uma aprovação rápida da indicação pelo Senado, onde ele passará por sabatina. A informação é do UOL.

O advogado indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa ser aprovado pelos senadores com, no mínimo, uma semana de antecedência do fim dos trabalhos da Corte. O prazo, entretanto, é para garantir todos os preparativos necessários para a cerimônia.

Vale destacar também que, tradicionalmente, o “novato” discute a data preferencial diretamente com o presidente da Corte, hoje, a ministra Rosa Weber.

O advogado Cristiano Zanin – Foto: Reprodução

Há a possibilidade de Zanin tomar posse no STF antes do recesso do Judiciário, que se inicia no dia 1º de julho. A corte, porém, avalia que para viabilizar a posse do advogado até essa data será necessário que o Senado confirme a nomeação até o próximo dia 20.

A sinalização, no Senado, é que a sabatina não deve demorar. Interlocutores afirmaram que o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Davi Alcolumbre (União-AP), disse esperar que a avaliação de Zanin seja feita nas próximas semanas.

Cristiano Zanin é advogado há mais de duas décadas e se notabilizou por defender Lula nos processos penais da Operação Lava Jato. Ele foi o responsável pelo pedido de Habeas Corpus no STF que anulou nas condenações do petista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link