“Se aproxima da vingança”, diz premiê da Irlanda sobre ataques de Israel a Gaza

Atualizado em 3 de novembro de 2023 às 13:08

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, classificou as ações de Israel em Gaza como “algo que se aproxima da vingança”, em uma das mais fortes críticas a Israel feitas por um líder de um Estado-membro da União Europeia. Com informações da Reuters.

As autoridades de saúde de Gaza dizem que pelo menos 9.061 pessoas foram mortas desde que Israel iniciou as ofensivas contra a região, que tem 2,3 milhões de pessoas, em retaliação ao ataque do Hamas no sul de território.

“Acredito firmemente que Israel tem o direito de se defender, tem o direito de perseguir o Hamas, que não pode fazer isso de novo”, disse Varadkar a jornalistas durante uma visita à Coreia do Sul. “O que estou vendo acontecer no momento não é apenas autodefesa. Parece algo mais próximo da vingança”, prosseguiu.

“Não é onde deveríamos estar. E não creio que seja assim que Israel garantirá a liberdade e a segurança futuras”, disse ele. Questionado por um jornalista se as ações de Israel são crimes de guerra, Varadkar disse que “não cabe a ele determinar”.

Israel alega que está agindo dentro do direito internacional e que os seus ataques têm como objetivo destruir o Hamas, que opera entre a população civil.

A guerra de Gaza pôs em evidência as divisões da política externa na União Europeia. Países como a França, os Países Baixos, a Espanha, Portugal, a Bélgica e a Irlanda apoiaram os apelos das Nações Unidas para uma pausa no conflito por razões humanitárias.

Mas outros países, como a Alemanha, a República Checa e a Áustria, resistiram, argumentando que a medida poderia reduzir a capacidade de Israel se defender e permitir que o Hamas se reagrupasse, segundo diplomatas.

A Irlanda tem sido tradicionalmente um dos mais fortes críticos da Europa Ocidental das políticas israelitas em relação aos palestinos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link