Se Daniel Silveira foi preso, Villas Bôas deveria ser também. Por Luis Felipe Miguel

Atualizado em 17 de fevereiro de 2021 às 10:46
Daniel Silveira e General Villas Bôas. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no Facebook do autor:

Por Luis Felipe Miguel

Na contramão do entusiasmo generalizado com a prisão do deputado Daniel Silveira (indubitavelmente um pulha cuja canalhice está além de qualquer descrição), gostaria de pontuar algumas coisas.

É preocupante ver o Supremo invocando a Lei de Segurança Nacional e apelando para chicanas (o tal flagrante com mandado).

O vídeo que despertou a reação de Alexandre de Moraes é mesmo repulsivo. Mas, das duas uma: ou é parte de uma trama maior (e aí outros acima de Silveira deveriam ter sido implicados) ou é só mais um combo de bravata + grosseria tão ao gosto dos bolsonaristas.

Pior: a provocação de Silveira no vídeo foi confirmada pela prisão. Moraes o prendeu por ato com “claro intuito visando [sic] a impedir o exercício da judicatura”. Se é assim, o general Villas-Boas devia estar na cadeia. Parece que o STF canta de galo diante do Congresso, mas fica pianinho com os milicos.

Vi um meme que mostra a placa de Marielle quebrando o Daniel Silveira. Antes fosse. O que o Supremo fez para garantir que os responsáveis pela morte de Marielle fossem encontrados e punidos? Nada.

A ação de Moraes e do Supremo é timorata e seletiva. Mostra menos amor à democracia e mais orgulho ferido.

A prisão da noite de ontem é melhor entendida como um novo round da conflituosa acomodação entre o bolsonarismo e as famosas “instituições” que já mostraram muito bem a quem servem.

Em suma: comemoremos a prisão de Silveira, torcendo por sua cassação – já que tudo indica que o governo vai jogá-lo às feras para evitar uma escalada da tensão. Mas sem ilusões sobre o que move Alexandre de Moraes e seus colegas de toga.