Se Lula lidera em São Paulo, imagine como está sua popularidade nos demais Estados

Atualizado em 8 de agosto de 2018 às 15:06
Lula e as urnas: nenhuma incompatibilidade

A vontade da maioria dos eleitores já está demonstrada: quer Lula candidato.

Mesmo em São Paulo, Estado conservador, ele lidera, como mostra a pesquisa CNT/MDA divulgada hoje, em que aparece com 21,8% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro (PSL), o segundo, com 18,4% dos votos.

À exceção do Vox Populi, em que Lula aparece liderando disparado, com chance de vitória no primeiro turno, os institutos não tem saído pesquisas nacionais sobre eleição presidencial.

Mesmo a CNT costuma fazer levantamentos nacionais. Por que não tem feito?

A assessoria de imprensa da CNT diz que, “em breve” (não disse quando), será feita uma pesquisa nacional, e observou que foi feita uma pesquisa em Minas Gerais, sem que fosse perguntado ao eleitor em quem votaria para presidente.

Já em São Paulo a pergunta foi feita. Será por que se imaginava que Lula não estivesse na frente?

A CNT também estuda fazer uma pesquisa no Estado do Rio de Janeiro.

A pergunta é: Por que não saem pesquisas nacionais? Medo de que Lula esteja disparado na frente? Estão esperando que o registro seja indeferido?

Estranho, muito estranho.

Cadê o Ibope? E o Datafolha?

Ontem, durante a entrevista coletiva aos jornalistas da mídia independente, o candidato a vice-prefeito Fernando Haddad disse que Lula têm uma liderança popular tão expressiva no Nordeste que todos os candidatos competitivos, mesmo quem não é próximo ao PT, apoia Lula.

Por isso, ele acredita que a bancada dos deputados dos partidos alinhados a cento-esquerda deve crescer muito nas próximas eleições.

Talvez seja a popularidade de Lula que os institutos temem e, orientados sabe-se lá por que interesses, evitam fazer pesquisas.