“Se me procurar, será recebido”: Mourão e Damares aceitam conversar com Dino

Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 16:38
Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Damares Alves (Republicanos-DF). Foto: Reprodução

Os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Damares Alves (Republicanos-DF) sinalizaram que podem receber Flávio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula, para conversar. Eles deram o recado a interlocutores do atual ministro da Justiça do governo.

“Se me procurar, será recebido”, afirmou Mourão à coluna de Igor Gadelha no Metrópoles. Damares afirmou a interlocutores que vai recebê-lo, mas adiantou que usará o encontro para expor os motivos pelos quais vai votar contra sua indicação.

Ambos receberam Cristiano Zanin, indicado pelo petista para a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, já anunciou que votará contra Dino. “O Partido Liberal é contra a aprovação, pelo Senado, do Flávio Dino para o STF. Ponto Final”, afirmou Valdemar Costa Neto, presidente da sigla.

Outros bolsonaristas, como Magno Malta (PL-ES) e Plínio Valério (PSDB-AM), também já anunciaram que não querem conversar com o ministro da Justiça.

Mourão e Damares foram ministros do governo Bolsonaro. Foto: Reprodução/Metrópoles

Dino já iniciou as conversas com senadores em busca da aprovação de sua indicação à Corte. Ele também teve um encontro com Weverton Rocha (PDT-MA), que será o relator de seu caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado.

A sabatina do ministro está marcada para o dia 13 de dezembro e ele precisará da aprovação de ao menos 14 membros do colegiado. Caso passe pelo colegiado, o plenário da Casa Legislativa votará sua indicação e ele precisará de ao menos 41 dos 81 votos para confirmar a ida ao Supremo.

O presidente Lula oficializou seu nome nesta segunda (27), junto da indicação do subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.