Se você está cansado de Londres, é porque está cansado da vida

Atualizado em 14 de junho de 2013 às 12:26
Em Hampstead Heath

Se você está cansado de Londres, está cansado da vida.

Esta é uma frase de Samuel Johnson, um dos maiores intelectuais que a Inglaterra produziu, um homem que no século 18 escreveu ensaios e um dicionário. Dr Johnson, como era conhecido, provavelmente só perca em reputação para Shakespeare entre os homens de letras britânicos.

A primeira vez que vi aquela sentença citada foi numa apresentação no Southbank Centre de Ray Davies, do Kinks. Não a esqueci. Depois fui ouvi-la outra vez num documentário da BBC sobre o mesmo Ray Davies. A diferença é que, agora, as palavras foram proferidas contra um cenário deslumbrante. RD estava num parque do qual avistava Londres em quase toda a sua totalidade.

Mas qual parque?

Excluir

A vista mais linda de Londres

Meu mano Kiko, em visita a Londres, encontrou a resposta ao abrir um guia depois de vermos, eu pela quarta vez, o documentário. Ele reconheceu a vista numa foto do guia. Era Hampstead Heath, no norte de Londres. É o parque maior e mais antigo da cidade, e seu ponto mais alto – e se distingue não só pela beleza deslumbrante como pela rusticidade. Pausa: “heath” é uma palavra que você vê muitas vezes em Londres. Para quem tem grandes expectativas poéticas sobre o significado, um choque de realidade. Heath é charneca.

Bem, fomos, na sexta, lá.  Kiko, Marília e filhos, Erika e eu. Tínhamos que ir.

O objetivo maior era achar aquela vista. No caminho, alguns bancos me chamaram a atenção. Tinham inscrições interessantes. Anotei uma, de um escritor iraniano.

I was born tomorrow

Today I live

Yesterday killed me.

Numa tradução livre, nasci amanhã, hoje vivo, ontem me matou.

Logo depois, uma cena londrina. Um velho hippie deitado pelado sob o sol. Kiko brincou: “Vamos dizer que ele tem que se vestir porque está ofendendo as crianças”. As crianças eram Davi e Antônio, os filhos de Kiko e Marília. Ambos rolavam pela grama infinita do parque absolutamente indiferentes ao  velho pelado. Se fosse uma jovem bonita, aquele comentário jamais seria feito, pensei comigo em voz contidamente alta.

Um pouco adiante chegamos à vista. Diante de nós, Londres se esparramava. Era exatamente o local do qual falara Ray Davies. Disse às crianças que guardassem aquela visão na mente porque raras vezes na vida veriam algo tão belo. Mas elas não prestaram atenção.

Me ocorreu de novo a frase de Johnson.

Sim, se você está cansado de Londres, é porque está cansado da vida.