Seca, ondas de calor e chuvas: meteorologistas revelam o que esperar deste verão

Atualizado em 21 de dezembro de 2023 às 23:00
Praia carioca cheia de sombrinhas coloridas
Verão promete altas temperaturas em todas as regiões do Brasil – Reprodução/Agência Brasil

O verão que se inicia nesta semana promete temperaturas elevadas em todas as regiões do Brasil, de acordo com as previsões do Climatempo. A estação mais quente do ano terá início exatamente às 00h27 de sexta-feira (22) e se estenderá até 20 de março, às 00h06.

Neste verão, influenciado pelo fenômeno El Niño, esperamos as seguintes condições:

Temperaturas Acima da Média:

Na parte oeste do Brasil, especialmente nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará, e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas serão acima da média.
Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também experimentarão temperaturas elevadas.

Chuvas Abaixo da Média e Acima da Média:

Na região amazônica, em especial nos estados do Amazonas e Pará, as chuvas ficarão abaixo da média.
Por outro lado, prevê-se chuvas acima da média em boa parte dos estados do Sul, Sudeste e sul da região Centro-Oeste, além dos estados do norte do Nordeste.

O meteorologista Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), destaca que o verão continuará com temperaturas acima da média, com ondas de calor frequentes devido ao El Niño.

Crianças se refrescando em chafariz
Meteorologistas revelaram o que esperar para este verão – Reprodução/Agência Brasil

Para este verão, os meteorologistas ressaltam alguns pontos a serem observados nas diferentes regiões do Brasil:

1. Ondas de Calor Continuarão?

Sim. Apesar do clima abafado esperado em todo o país, novas ondas de calor podem ocorrer em janeiro no Sudeste e na região central do Brasil. No Oeste e Sul, as condições propícias para esse fenômeno devem ocorrer entre janeiro e fevereiro.

2. Região Amazônica e a Seca:

Sim. Embora as chuvas devam aumentar gradualmente até março, permanecerão abaixo da média em grande parte da região. O nível dos rios continuará subindo, mas em ritmo mais lento.

3. Maior Volume de Chuvas no Sul:

Sim. Temporais intensos são esperados na região, especialmente entre janeiro e março. Riscos de eventos de chuva excessiva e tempestades são elevados. No Sudeste, chuvas persistentes são previstas entre fevereiro e março, com tempestades atípicas em São Paulo.

4. Nordeste e a Seca Prolongada:

Não. Apesar do El Niño normalmente desfavorecer chuvas no Nordeste, as condições oceânicas do Atlântico Tropical devem aumentar a umidade na região.

5. Praias no Verão:

Sim. No litoral do Sudeste, espera-se calor mais intenso e constante do que em anos anteriores, especialmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As chuvas serão mais pontuais.

Os especialistas destacam que o El Niño desempenhará um papel crucial nas altas temperaturas e nos padrões de chuva neste verão. Segundo a meteorologista Andrea Ramos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o pico do fenômeno é esperado entre dezembro e janeiro, resultando em temperaturas acima da média.

Devido ao El Niño, espera-se um verão quente e chuvoso, com temperaturas elevadas, conforme observado nos últimos meses. No entanto, os especialistas destacam a complexidade das previsões, considerando a diversidade climática do Brasil. Vinicius Lucyrio, meteorologista do Climatempo, ressalta a anormalidade da influência do El Niño este ano, podendo trazer chuvas incomuns em regiões normalmente secas.

*Com informações do g1

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link