Secretário de Educação escolhido por Tarcísio espalhou escolas cívico-militares pelo PR

Atualizado em 19 de novembro de 2022 às 19:24
Renato Feder
Foto: Reprodução

Renato Feder, secretário de Educação escolhido pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) para comandar a pasta em São Paulo, tem em seu currículo a multiplicação de escolas cívico-militares à frente da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, que comanda atualmente.

Em julho de 2020, ele foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser ministro da Educação após a saída de Abraham Weintraub, mas desistiu após ser atacado por apoiadores de Olavo de Carvalho e de evangélicos. Com informações da Folha de S. Paulo.

Em janeiro de 2019 assumiu a pasta no Paraná. Durante sua gestão, Feder promoveu uma das maiores ampliações de escolas cívico-militares no país. De 2020 a 2022, ao menos 195 escolas estaduais paranaenses passaram a seguir o modelo. Ele também foi responsável por implementar um sistema de teleaulas para alunos do Ensino Médio para contornar a falta de professores no estado, o que causou manifestações contrárias de alunos.

Feder aceitou o convite de Tarcísio para ficar à frende da educação em São Paulo. O comando da pasta no estado, a maior rede de ensino pública do país, dá a ele maior visibilidade.

Segundo a Folha de S.Paulo, pessoas próximas a Feder disseram que ele já informou o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que deixará o cargo. Ele deve ser anunciado como comandante da Secretaria de Educação de São Paulo a partir da próxima semana e assumirá o posto em janeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clicando neste link