
Ryan Walters, secretário de Educação do estado americano de Oklahoma, anunciou nesta quarta-feira (25) que vai deixar o comando das escolas do estado para assumir a direção da Teacher Freedom Alliance, organização conservadora cujo intuito é combater os sindicatos de professores. “Vamos destruir os sindicatos docentes”, afirmou em entrevista à Fox News.
Republicano linha dura, Walters ficou conhecido por defender a inclusão da Bíblia no currículo escolar e propor que famílias comprovassem cidadania americana para matricular seus filhos na rede pública. Sua gestão, iniciada em janeiro de 2023, foi marcada por embates ideológicos e polêmicas.
Em 2024, ele chegou a ser alvo de investigação após membros do Conselho Estadual de Educação relatarem ter visto imagens pornográficas no computador de Walters – acusação que ele classificou como “mentiras desesperadas”.
Dias antes de anunciar a saída, Walters havia firmado parceria com o grupo conservador Turning Point USA, do falecido ativista fascista Charlie Kirk, prometendo levar a organização a escolas no estado. Ele também defendeu a volta da oração nas salas de aula e a exibição dos Dez Mandamentos em escolas públicas, afirmando que a separação entre Igreja e Estado é um “mito”.
A nomeação de Walters para a Teacher Freedom Alliance foi comemorada pelo grupo – a TFA chama os sindicatos de “máfia liberal woke”.
Já o procurador-geral do estado, Gentner Drummond, também republicano, classificou o superintendente como “uma vergonha para Oklahoma” e afirmou que sua gestão trouxe “um fluxo interminável de escândalos e dramas políticos”.
A saída de Walters do comando da educação em Oklahoma também foi saudada pela Federação Americana de Professores. Randi Weingarten, advogada e presidenta da entidade, disse que “hoje é um bom dia para as crianças de Oklahoma”.
Randi disse ainda que “é impossível educar estudantes sem apoiar professores” e acusou Walters de tentar “exportar sua retórica divisionista para outros estados dos EUA”.
Woke teachers unions have lied to our kids and parents. They have attacked teachers. The entire nation has had enough. The fight starts now and we will win. pic.twitter.com/3nkB9Lt0n9
— Ryan Walters (@RyanWalters_) September 26, 2025