Secretário de Trump explica plano para Venezuela após sequestro de Maduro

Atualizado em 7 de janeiro de 2026 às 16:00
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Foto: Nathan Howard/Reuters

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, revelou nesta quarta (7) o plano americano para a Venezuela dividido em três fases. A primeira fase visa a estabilização do país, enquanto a segunda se concentra na recuperação econômica e a terceira, envolve a transição de poder.

A última etapa não foi detalhada e Rubio não mencionou a realização de eleições, algo que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, chamou de “muito prematuro” em coletiva de imprensa. O secretário afirmou que o plano envolve uma “quarentena” do país no mercado internacional.

“Eles têm petróleo que está preso na Venezuela. Eles não podem movê-lo por causa da nossa quarentena e porque está sancionado. Nós vamos tomar entre 30 e 50 milhões de barras de óleo. Nós vamos vendê-lo no mercado, nas taxas de mercado, não nas descontos que a Venezuela estava recebendo”, explicou.

“O segundo passo será um passo que chamamos de recuperação, e é garantir que os americanos, o leste e outras empresas tenham acesso ao mercado venezuelano de uma forma justa”, prosseguiu. Ele disse que a distribuição do dinheiro será controlada pelos EUA “de uma forma que beneficie as pessoas venezuelanas”.

Nicolás Maduro e Cilia Flores sendo carregados por agentes norte-americanos
Nicolás Maduro e Cilia Flores sendo carregados por agentes americanos. Foto: Divulgação

Rubio também disse que a terceira fase está sendo discutida com cautela e não explicou se a passagem de poder envolverá intervenção militar ou a nomeação de um interventor. O secretário se referiu ao plano como uma ação de longo prazo, com uma sequência de etapas que focam em desestabilizar Nicolás Maduro e seus aliados.

“Também, ao mesmo tempo, vamos começar a criar o processo de reconciliação nacional, dentro da Venezuela, para que as forças da oposição sejam anistizadas e liberadas de prisões ou trazidas para o país e comecem a reconstruir a sociedade civil. E, então, a terceira fase, é claro, será a de transição”, completou

Em paralelo, os EUA realizaram a apreensão de dois petroleiros ligados à Venezuela, o Marinera (antigo Bella 1) e o Sophia, que navegam sob bandeira russa e transportam petróleo venezuelano. A ação aumentou as tensões entre os Estados Unidos e a Rússia, com Moscou acusando Washington de violar o direito marítimo e de agir sem jurisdição.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.