
O secretário de Segurança Pública de Barra do Corda (MA), James Mota, afirmou que os áudios em que pede a prisão de eleitores petistas eram uma “brincadeira” entre policiais militares. Sargento da PM e afastado da função após o vazamento, ele reconheceu que passou do tom nas conversas.
Em uma das gravações, Mota diz: “Vamos botar esses petistas no lugar deles. Vamos botar para prender. O primeiro que nós prender na cidade ou no povoado, sai a história, eles vão ficar com medo”. Ele também afirma que haveria uma forma de prender “legalmente” e chama petistas de “vagabundos”.
Ao comentar o caso, Mota sustentou que as conversas ocorreram em um grupo de amigos militares, onde haveria provocações políticas recíprocas. “Foi uma brincadeira, e claramente houve uma distorção das falas”, declarou, ao admitir que usou expressões mais fortes.
Em outro áudio, o secretário relata ter abordado pessoas que distribuíam material de campanha de Lula perto de escolas no primeiro turno. “Bora ficar só dentro de casa também não. Só reclamando, só colocando culpa em Alexandre de Moraes, em Lula. Bora para cima, meu filho”, afirmou.
GENTE?🚨🚨
O secretário de Segurança Pública de Barra do Corda, James Mota, gravou áudios com declarações contra eleitores do PT, pedindo a prisão deles durante o segundo turno das eleições. Marquem as autoridades. Isso não pode cair no esquecimento! pic.twitter.com/PzagVwtTDO— Abel (@cowboyAdel) October 23, 2026
Prefeito e governador determinaram afastamento e apuração
O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles (MDB), anunciou o afastamento de James Mota da Secretaria de Segurança Pública do município. O governador Carlos Brandão (MDB) também determinou que o sargento deixe suas funções e que as declarações sejam investigadas.
O vice-governador Felipe Camarão (PT) denunciou o caso e cobrou providências. A federação PT-PV-PCdoB apresentou notícia-crime ao Ministério Público Eleitoral e pediu a apuração de possíveis ilícitos, incluindo calúnia, após Mota chamar petistas de “ladrões”.
Camarão afirmou que a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão informou que a Polícia Federal instaurará inquérito. O vice-governador também disse que Mota responderá a processo administrativo por ser integrante da Polícia Militar.
James Mota declarou que o grupo que recebeu os áudios reúne sargentos de diferentes regiões do Maranhão, com eleitores tanto da direita quanto da esquerda. Ele disse estar no Rio de Janeiro e afirmou que ainda não recebeu comunicação oficial sobre as medidas adotadas contra ele.