Na tarde deste domingo (8), a segurança do STF (Supremo Tribunal Federal), junto com a tropa de choque, conseguiu retomar o prédio da corte e prendeu terroristas que estavam depredando o prédio.
De acordo com informações da coluna de Carolina Brígido no UOL, algumas pessoas foram detidas na garagem do edifício, mas o tribunal ainda não divulgou o número de pessoas que foram presas nem o saldo dos estragos de hoje. O Palácio do Planalto também foi retomado pela tropa de choque e pela segurança, que é feita pela Polícia do Exército.
Em nota, o Ministério Público Federal informou que o procurador-geral da República, Augusto Aras, “monitora e acompanha com preocupação os atos de vandalismo a edifícios públicos que ocorrem em Brasília” e que “mantém permanente com as autoridades e tem adotado as iniciativas que competem à instituição para impedir a sequência de atos de violência”.
O MPF disse ainda que pediu à Procuradoria da República no Distrito Federal a abertura imediata de procedimento investigatório criminal visando a responsabilização dos envolvidos nas manifestações golpistas.
Neste domingo, bolsonaristas enfrentaram as forças de polícia, que tentaram, sem sucesso, agir com gás lacrimogêneo, e conseguiram entrar nos prédios dos Três Poderes, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, e vandalizaram o patrimônio público, além de agredir policiais.
🚨 Pediram intervenção militar e receberam! Terroristas golpistas começam a ser detidos pela força de segurança nacional. pic.twitter.com/Dg3Pzd38rs
— PAN (@forumpandlr) January 8, 2023