Seis conselheiros indicados por Bolsonaro votaram a favor do reajuste dos combustíveis

Atualizado em 17 de junho de 2022 às 21:08
Bolsonaro com sua grande arma

O conselho da Petrobras aprovou nesta quinta (17) um novo reajuste no preço dos combustíveis. O governo federal é responsável pela indicação da maioria dos conselheiros da estatal, que é formada por 11 membros. Seis deles foram indicados pelo governo de Jair Bolsonaro.

O aumento nos combustíveis foi de 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel, e deve pressionar ainda mais a inflação. O primeiro não sofria reajuste desde 11 de março e o segundo, desde 10 de maio. Os preços do GLP não vão ser alterados.

O governo tenta mudar o comando da Petrobras há quase um mês com a intenção de mudar a política de preços da estatal. Em maio, o Ministério de Minas e Energia anunciou a demissão de José Mauro Ferreira Coelho e a indicação de Caio Mário Paes de Andrade. Junto com a mudança, devem ser trocados os conselheiros da estatal. O Palácio do Planalto já encaminhou uma lista com oito nomes.

O governo precisa esperar os trâmites legais para a troca. Há previsão de que a diretoria convoque uma assembleia de acionistas 30 dias após receber a indicação dos conselheiros.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link