Seleções sul-americanas desafiam hegemonia europeia

Atualizado em 23 de maio de 2022 às 16:46

Nunca antes na história do futebol, um continente impôs um domínio tão categórico na Copa do Mundo quanto acontece agora com a Europa. Nas últimas quatro edições, o título ficou com as seleções do Velho Continente: Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018). O desafio das equipes sul-americanas, principalmente Brasil e Argentina, será tentar acabar com essa hegemonia: alguma delas será capaz de fazer a taça atravessar o Atlântico? Torcedores e apostadores de todos os cantos estão ansiosos pela resposta, e quem gosta de fazer previsões esportivas pode conferir os melhores palpites para jogos de hoje.

Historicamente, América do Sul e Europa sempre se alternaram no lugar mais alto do pódio. Apenas em duas ocasiões o troféu permaneceu no mesmo continente por oito anos – a primeira vez se deu com o bicampeonato da Itália, em 1934/38, e a segunda ocorreu quando o Brasil venceu as edições de 1958/62.

Esse quadro começou a mudar em 2006 com o título da Itália. Até então, era só mais uma alternância de poder, já que o campeão da edição anterior havia sido o Brasil. Mas nas três edições seguintes, diferentes países europeus conquistaram o título e estabeleceram o domínio do Velho Continente. As duas seleções com mais chances de interromper esse reinado são, justamente, a brasileira e a argentina, embora a porta para surpresas – protagonizadas pelo Uruguai ou, quem sabe, alguma seleção africana – esteja sempre aberta.

O momento de Brasil e Argentina é positivo, e as duas equipes chegam ao Catar confiantes. A seleção brasileira fez uma campanha histórica nas Eliminatórias Sul-Americanas, conquistando o recorde de pontos: foram 47 em 17 jogos. Os argentinos, por sua vez, são os atuais campeões da Copa América e contam com a motivação de Lionel Messi, que poderá disputar seu último Mundial.

Com todos esses fatores, a Copa do Mundo do Catar tem tudo para ser uma das mais disputadas e emocionantes dos últimos tempos. As casas de apostas colocam Brasil, França, Inglaterra, Espanha, Argentina e Alemanha como as favoritas, mas há outras equipes que contam com grandes jogadores e podem surpreender – é o caso de Portugal.

Para acabar com a hegemonia europeia, Brasil e Argentina terão de vencer obstáculos bastante desafiadores, mas será a chance de trazer a taça de volta para a América do Sul e tentar restabelecer o equilíbrio de forças no mundo do futebol. Ainda é cedo para dizer quem será campeão, mas os torcedores deverão ser brindados com ótimos jogos de futebol no Catar.